O Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), viu o seu Doutoramento em Ciências Biomédicas e da Saúde aprovado com acreditação plena pelo período máximo de seis anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A decisão da A3ES reconhece a excelência científica, pedagógica e organizacional do programa, destacando a qualidade dos recursos humanos, infraestruturas, produção científica e condições de funcionamento.
Destinado a candidatos com formação em áreas das ciências da saúde e biomédicas, incluindo licenciados, mestres e profissionais com currículo científico ou profissional relevante, o doutoramento organiza-se em três linhas temáticas: Ciências Biomédicas, Ciências da Reabilitação e Ciências da Saúde.
O programa conta com uma comissão externa de peritos internacionais que orienta o desenvolvimento do curso, alinhando-o com as necessidades da indústria, sociedades de doentes e unidades de saúde. A parceria entre UFP e UTAD reúne competências complementares, infraestruturas laboratoriais, centros de investigação estratégicos e unidades de saúde, destacando-se o Centro Académico Clínico da UTAD, o Hospital-Escola Fernando Pessoa, o Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e o polo Rise-Health, unidade de investigação em Ciências Médicas.
O doutoramento promove a integração dos estudantes em projetos de investigação nacionais e internacionais, incentivando a publicação científica e a transferência de conhecimento.
Com esta acreditação máxima, a UTAD e a UFP reforçam a sua oferta de ensino ao nível do 3.º ciclo e consolidam o seu papel na investigação em saúde, área estratégica para o desenvolvimento científico, tecnológico e clínico em Portugal.
A Redação,
Fotos: DR



















