Um grupo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver estudos em enologia de precisão, de modo a criar modelos que permitam padronizar as condições de armazenamento e atingir a qualidade desejada.

A investigação está a ocorrer no âmbito do projeto SMARTAGEING (Sistema de Apoio à Decisão para o Envelhecimento de Vinho do Porto Branco) e foi divulgada, em comunicado, na véspera do Dia Internacional do Vinho do Porto que se assinala hoje, dia 27 de janeiro.

O principal objetivo, segundo Fernando Nunes – investigador da UTAD – “é aumentar a previsibilidade do processo de envelhecimento do Vinho do Porto Branco através do desenvolvimento de ferramentas de monitorização e atuação que possibilitem melhorar significativamente a monitorização em tempo real da evolução do processo de envelhecimento e da qualidade do vinho do Porto Branco”.

Os estudos envolvem investigadores do Laboratório de Química Alimentar e do Vinho do Centro de Química – Vila Real e do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas – CITAB, contando ainda com a participação do INESC-TEC polo UTAD.

Este projeto “é um dos muitos trabalhos que decorrem atualmente no Laboratório de Química Alimentar e do Vinho na área da produção, qualidade e autenticidade do Vinho do Porto, resultado de vários trabalhos de mestrado e doutoramento, e que têm sido publicados em prestigiadas revistas científicas internacionais e recebido o reconhecimento dos parceiros externos”, acrescenta o investigador.

A investigação é financiada pelo COMPETE2020, Portugal2020 e FEDER, liderada pela empresa WineGrid, com participação da empresa Vallegre, Vinhos do Porto, S.A e com um valor de cerca de 1,5 milhões de euros.

Jornalista: Sara Teixeira

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorGNR DETEVE MULHER POR FOGO FLORESTAL EM VILA REAL
Próximo artigoAUTORIZADO MEDICAMENTO PARA TRATAR A COVID-19