A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estreita laços com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), lançando um programa de bolsas de estudo para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia.

Em comunicado, a instituição de educação divulgou que o apoio na qualificação será em diversas áreas-chave como da educação às engenharias, da saúde e bem-estar à economia e gestão. Uma iniciativa que conta com o envolvimento de várias empresas da CPLP.  

“O programa de bolsas de estudo é mais um exemplo do trabalho magnifico que UTAD tem feito no acolhimento e na qualificação dos estudantes de países lusófonos. Queria deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento pelo esforço e, sobretudo, pelo ensino de qualidade”, refere o secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, de visita à academia transmonta.

O programa de bolsas de estudo entrará em vigor no ano letivo 2024/25, dando cumprimento aos objetivos da Rede de Embaixadores Alumni UTAD: reforçar a cooperação com instituições associativas e empresarias, desenvolver atividades de mentoria e promover oportunidades de emprego e de empreendedorismo.

“A aposta no espaço da lusofonia é uma das grandes prioridades da estratégia de internacionalização da UTAD. Queremos promover o desenvolvimento de parcerias com entidades públicas e privadas, com associações empresariais e comerciais, federações e confederações do espaço da CPLP, as quais, no âmbito da sua responsabilidade social, vão apoiar e financiar este projeto. Pela formação e pela experiência profissional, pela sua lusofonia militante, o Filipe Lourenço, nosso antigo aluno e o mais recente embaixador Alumni UTAD, será o seu principal mentor”, salienta o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Leite Ramos.

Na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a UTAD atribuiu o título de Embaixador Alumni da UTAD para a CPLP a Filipe Lourenço, que se junta assim aos 37 embaixadores espalhados por 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceânia. Licenciado em engenharia civil pela UTAD e diretor da PROCIFISC – Engenharia e Consultadoria, Filipe Lourenço ficará responsável por apoiar a implementação deste programa de bolsas, estreitando a ligação entre a UTAD e as empresas da CPLP. Em 2018, o antigo estudante da UTAD fez nascer a União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, com o objetivo de promover e dinamizar as relações entre jovens empresários e empreendedores, assim como com as Uniões, Associações, Federações e Confederações no âmbito espacial da lusofonia.

“A UTAD é o sítio certo para desenvolver este projeto. É um orgulho pertencer à rede de Embaixadores Alumni da UTAD e poder contribuir para a implementação do programa de bolsas de estudo, onde, enquanto mentor, poderei trabalhar naquilo que ainda não foi feito”, revela Filipe Lourenço.

A CPLP, criada a 17 de julho de 1996, é uma organização internacional formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A comunidade tem como objetivo aprofundar a cooperação entre os seus estados-membros em vários domínios (inclusive educação, ciência e tecnologia), concretizar projetos de promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n