Universidade alcançou oito posições financiadas pela FCT, com uma taxa de sucesso de 23%.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) obteve resultados muito positivos na edição de 2024 do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Este ano, a academia transmontana conquistou oito posições financiadas, o que representa uma taxa de sucesso de 23% — um crescimento significativo face aos anos anteriores, em que a UTAD havia obtido uma posição em 2021 e duas em 2022 e 2023, respetivamente.
O CEEC Individual é um programa nacional que visa apoiar investigadores doutorados em todas as áreas científicas, promovendo a integração de talento qualificado nas instituições de ensino superior e centros de investigação.
Estes resultados refletem o reforço da capacidade científica e competitiva da UTAD, consolidando o papel da universidade como referência no panorama da investigação e inovação em Portugal, e sublinham o empenho dos seus investigadores e equipas de apoio à investigação na captação de financiamento competitivo.
A Redação,
Fotos: DR
