Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro já ultrapassou as 1.800 colocações no Concurso Nacional de Acesso para 2026/2027 e mantém procura em vários dos seus cursos.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) voltou a reforçar a entrada de novos estudantes para o próximo ano letivo, com 346 candidatos colocados na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA).
Os novos resultados juntam-se às 1.535 colocações registadas na primeira fase, elevando para 1.881 o número de estudantes colocados na UTAD através das duas primeiras fases do concurso para 2026/2027.
Na primeira fase, mais de 90% dos estudantes colocados chegaram a formalizar a matrícula, enquanto vários cursos da universidade preencheram a totalidade das vagas disponibilizadas.
Os números agora conhecidos mantêm a tendência de procura da instituição transmontana, numa altura em que a UTAD prepara já a terceira e última fase do CNA.
Para esta última etapa, permanecem 130 vagas disponíveis, distribuídas por quatro escolas da universidade. A maior fatia encontra-se na Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, com 54 vagas, seguida da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, com 48.
A Escola de Ciências e Tecnologia dispõe de 26 lugares, enquanto a Escola de Ciências Humanas e Sociais tem ainda duas vagas disponíveis. Na Escola Superior de Saúde não existem lugares por preencher para esta fase.
130 VAGAS PARA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE ACESSO
A terceira fase representa a última oportunidade para os candidatos concorrerem às vagas que permanecem disponíveis na UTAD para o próximo ano letivo.
Vagas disponíveis: ECAV – Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias: 54, ECT – Escola de Ciências e Tecnologia: 26, ECVA – Escola de Ciências da Vida e do Ambiente: 48, ECHS – Escola de Ciências Humanas e Sociais: 2, ESS – Escola Superior de Saúde: 0, o que prefaz um total de 130 vagas.
O reitor da UTAD destaca o trabalho desenvolvido por toda a comunidade académica na afirmação da universidade e na atração e acolhimento de novos estudantes.
Docentes, investigadores, técnicos, dirigentes e estudantes são apontados pela instituição como peças importantes numa estratégia que passa pela valorização da formação, pela inovação e pela proximidade aos alunos.
Com duas fases do concurso já concluídas, a UTAD entra agora na reta final do processo de acesso ao ensino superior, com 1.881 estudantes colocados e 130 vagas ainda disponíveis para 2026/2027.
Jornalista. Paulo Silva Reis
Foto: DR




















