A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai conceder o Doutoramento Honoris Causa à pintora transmontana Graça Morais.

A cerimónia está agendada para 11 de maio e terá lugar na Aula Magna.  

“O enorme prestígio da pintora Graça Morais e a expressão universal da sua obra justificam plenamente este título honorífico, a que se junta a sua forte ligação ao território e às gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro”, afirma o reitor Emídio Gomes.

Com mais de 50 anos de vida artística, Graça Morais é uma das grandes referências na história da arte contemporânea europeia.

A pintora natural de Vieiro, aldeia do concelho de Vila Flor foi agraciada, em 1997, com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, e recebeu, em 2019, a Medalha de Mérito Cultural das mãos da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

O traço distintivo de Graça Morais tem sido exposto em mostras nacionais e internacionais, tem dialogado com escritores e coreógrafos, tem merecido galardões, e tem sido marca de uma identidade.

“Na matriz da sua pintura, a identidade transmontana cruza-se com uma visão crítica e humanística do mundo, a mesma visão que parte do local para o global que incutimos nos nossos estudantes”, considera o reitor da UTAD.

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai ser o padrinho da pintora agraciada, cujo percurso profissional será elogiado pela professora universitária Raquel Henriques.

Jornalista: Sara Teixeira

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorVÍDEO: ADÃO SILVA QUESTIONA GOVERNO SOBRE A INVESTIGAÇÃO DA VENDA DAS BARRAGENS
Próximo artigoALHEIRA DE MIRANDELA DISTINGUIDA COM O “PRÉMIO CINCO ESTRELAS REGIÕES”