O Hospital da Misericórdia de Valpaços vai cobrar aos utentes o mesmo valor que os beneficiários da ADSE, pelo acesso ao Serviço de Apoio Permanente (SAP).

O valor de serviços como Consultas, Raio x, TAC, Análises clínicas e Enfermagem foram reduzidos e igualados aos dos beneficiários da ASDE, a informação foi avançada pela Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, responsável pelo Hospital de Valpaços.

De acordo com o comunicado, os doentes vão pagar menos nas urgências deste hospital numa lógica de “apoio de proximidade a toda a população, uma vez que a ARS Norte [Administração Regional de Saúde do Norte] não financia o funcionamento dos SAP do setor privado ou social”. Ou seja, uma consulta passará a custar ao utente o montante de 19,90 euros e os outros cuidados prestados no SAP seguem a tabela de Preços e Regras de Regime Convencionado.

Segundo a nota, é referido ainda que, foi possível estabelecer acordos com a ARS Norte, que asseguram o funcionamento da Unidade de Cuidados Continuados, as Consultas e Cirurgias em sete especialidades, como: Análises Clínicas, Medicina Física e Reabilitação e Exames Complementares de Diagnóstico.

Recorde-se que, a reabertura do SAP, conhecido por serviço de urgência, do Hospital de Valpaços aconteceu no dia 1 de fevereiro. Este serviço funciona das 8 horas às 22 horas, mas o objetivo é alargar o horário, para 24 horas por dia.

O Hospital de Valpaços reabriu portas em novembro de 2019, após a assinatura a 10 de dezembro de 2016 de um Memorando de Entendimento entre a Misericórdia, a Câmara Municipal de Valpaços e a ARS Norte.

Até ao momento, a autarquia comparticipou com 1.9 milhões de euros, com obras de beneficiação e a dotação de equipamentos, num investimento total de cerca de 5 milhões de euros.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider