Mirandela vai ser palco, dia 7 de maio, da apresentação do “Acelerar o Norte”, um projeto que visa apoiar os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais, restauração e similares.

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ACEPI – Associação da Economia Digital em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mirandela vão apresentar o “Acelerar o Norte”, um projeto que tem como objetivo apoiar os empresários do Norte de Portugal.

O encontro, que acontece no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Mirandela e se insere no Roadshow para a Digitalização do Norte, tem como objetivo “mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios” refere, em comunicado enviado à redação do Canal N, os organizadores do projeto.

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ACEPI – Associação da Economia Digital criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal. Este tem como principal intuito aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.

A organização relembra que, em 2023, “o número de portugueses que fez compras online duplicou” e explica que “60‰ da população contribuiu para os cerca de dez mil milhões de euros gastos na aquisição de produtos ou serviços através da internet”, por esse mesmo motivo é que o projeto “Acelerar o Norte” considera importante a existência desta iniciativa para a comunidade empresarial da região Norte.

Com uma duração de dois anos, atualmente o projeto está a abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal e tem um investimento de 19 milhões de euros.

Com o objetivo de criar 16 Aceleradoras de Comércio Digital na região, e, para isso, o projeto vai apoiar os comerciantes e empresários desta região com ferramentas gratuitas de diagnóstico, apoio na elaboração de planos de transição digital, incentivos para a contratação de serviços digitais e capacitação para a economia digital.

O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.

Jornalista: Lara Torrado

Slider