O concelho de Mirandela possui aquela que é considerada a maior concentração portuguesa de pintura rupestre e que vai passar a ser visitável no âmbito de um projeto anunciado pela autarquia.

As pinturas foram descobertas há 32 anos nas escarpas da Serra de Santa Comba e o local vai ser alvo de estudos e intervenções com o apoio financeiro do programa “Promove o futuro do Interior”, uma iniciativa do banco BPI e da Fundação “La Caixa”, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Segundo a Lusa pode apurar ““EscarpArte” é o nome do projeto que propõe “uma viagem de sete mil anos pelas pinturas rupestres datáveis do quarto e terceiro milénios Antes de Cristo (A.C.)”.

A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, realça que este projeto “pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho” e acredita que conseguirá “atrair públicos e potenciar ciclos de visitação que contribuam para mitigar os efeitos do despovoamento do interior do país”.

Além de estudos de arte rupestre, das intervenções planeadas encontram-se o mapeamento e levantamento digital 3D e multiespectral, a realização de trabalhos de arqueologia por meio de escavação, de trabalhos de conservação e valorização arquitetónica, processamento e análise de materiais recolhidos.

Prevê-se também a promoção de educação patrimonial, a criação de meios de divulgação e apresentação ao público, com recurso às mais recentes tecnologias, bem como a criação de percursos de visitação com recurso a soluções móveis inovadoras.

De acordo com a Lusa “o projeto “EscarpArte” é promovido pelo município de Mirandela numa parceria liderada pelo Laboratório Colaborativo MORE do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), juntamente com a autarquia local, a Universidade do Porto e o Grupo Dryas Octophetala”.

Estima-se que o projeto seja de “200 mil euros, sendo a comparticipação por parte da autarquia de cerca de 95 mil euros”, a iniciativa conta ainda com apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

O município descreve que “a sua implantação na depressão de Mirandela, o seu isolamento relativamente a outros acidentes geográficos e o perfil muito recortado dão-lhe uma grande visibilidade e fazem desta serra uma das mais características de Trás-os-Montes”.

“Esta serra, para além das tradições religiosas e lendas ancestrais, possui um dos melhores miradouros transmontanos, permitindo avistar uma parte significativa dos distritos de Vila Real e Bragança e a região espanhola de Sanábria”, assegura a autarquia à Lusa.

Por: Inês Fernandes

Fonte: Lusa

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorALIJÓ MELHORA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIOS
Próximo artigoPORTUGAL SÓ VAI RECEBER UM TERÇO DAS VACINAS JANSSEN PREVISTAS PARA AGOSTO