A aldeia de Vale Benfeito, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recuou vários séculos no tempo com a realização da primeira edição do “Vale Benfeito Medieval – Feira do Mel e da Alabarda”, uma iniciativa que transformou a localidade num autêntico cenário medieval, marcado pela recriação histórica, animação cultural e forte envolvimento da população.

Durante o evento, visitantes e participantes tiveram oportunidade de assistir a desfiles temáticos, encenações históricas e demonstrações de artesanato tradicional, num ambiente de grande dinamismo e celebração das tradições locais. A música e a dança de inspiração medieval ajudaram a dar vida ao certame, proporcionando uma viagem ao passado no coração do concelho de Macedo de Cavaleiros.

O programa integrou igualmente a apresentação da obra do Armando Martins, publicada em 2022 e dedicada à Confraria de Nossa Senhora do Freixo, considerada um importante contributo para a valorização da memória histórica e da identidade cultural da região.

A forte participação da comunidade local e o empenho da organização foram determinantes para o sucesso desta primeira edição, que deixou uma marca positiva junto da população e dos muitos visitantes que passaram por Vale Benfeito.

O Executivo Municipal de Macedo de Cavaleiros felicitou a organização e toda a comunidade pelo trabalho, dedicação e entusiasmo demonstrados na concretização da iniciativa, destacando a importância deste tipo de eventos na dinamização das aldeias e na promoção do património cultural do concelho.

Jornalista: Maria Inês Pereira

Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorDRONES FORAM DECISIVOS NO RESGATE DE TRÊS JOVENS NO GERÊS
Próximo artigoGNR PROMOVE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM TORRE DE MONCORVO