Valpaços foi oficialmente reconhecida como Cidade Europeia dos Produtos Biológicos 2025, um galardão que, segundo o presidente da Câmara Municipal, Jorge Mata Pires, “premeia quem trabalha a terra” e valoriza uma agricultura que alia tradição, sustentabilidade e inovação. A distinção, atribuída pela União Europeia, destaca o concelho de Vila Real como um exemplo nacional e europeu na produção biológica, setor que move anualmente cerca de 150 milhões de euros.

O autarca sublinha que o prémio é um reconhecimento direto dos agricultores que preservam práticas ancestrais e mantêm um profundo respeito pelo ambiente. “A sociedade hoje está consciencializada de que é necessário olhar para o ambiente de outra forma e o nosso concelho está nessa vanguarda porque produz efetivamente em modo ‘bio’”, afirmou.

Com 580 explorações agrícolas biológicas, o maior número registado em qualquer concelho português, Valpaços assume-se como um território líder na produção de azeite, vinho, castanha, amêndoa e mel em modo biológico. Estes produtos estarão no centro de um vasto programa já delineado para 2026, que inclui feiras, mercados temáticos e destaque especial nos grandes certames anuais do concelho, a Feira do Folar e a Feira da Castanha.

O município prepara também ações de promoção internacional, com enfoque nos mercados europeus onde a procura por produtos biológicos é crescente. “O centro da Europa olha muito para estes produtos e estamos a trabalhar com a União Europeia para projetar os nossos produtos além-fronteiras”, sublinhou o autarca.

A distinção europeia valoriza ainda o trabalho desenvolvido na Bio Região do Alto Tâmega e Barroso, que integra, além de Valpaços, os concelhos de Boticas, Montalegre, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, este último responsável pela realização de um mercado semanal dedicado exclusivamente a produtos biológicos da região.

Jorge Mata Pires destaca outro dos impactos que espera colher com este reconhecimento: a renovação geracional na agricultura. “Queremos mais jovens na agricultura. Este galardão é também uma forma de lhes mostrar que a agricultura continua a ser uma oportunidade de negócio viável e com futuro no nosso concelho”, afirmou, convicto de que a notoriedade alcançada poderá atrair novos agricultores e reforçar a competitividade local.

No anúncio da distinção, divulgado no final de setembro, a União Europeia sublinhou que Valpaços “demonstra como as cidades rurais podem combinar tradição, inovação e gestão ambiental para construir sistemas alimentares resilientes e sustentáveis”. O município foi elogiado pela aposta em cadeias curtas de distribuição, hortas educativas, compostagem municipal, políticas ambientais e pelo trabalho do Centro de Tecnologia Agrícola e Transferência de Tecnologia.

Na mesma edição dos Prémios Europeus da Produção Biológica 2025, foi ainda distinguido o Condado de Võru, na Estónia, como melhor região biológica.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPARLAMENTO DÁ LUZ VERDE A NOVAS PPP NA SAÚDE E APROVA MEDIDAS PARA ESTUDANTES DESLOCADOS E REFORÇO DE RESPOSTAS NO SNS
Próximo artigoMOVIMENTO CULTURAL DA TERRA DE MIRANDA ALERTA GOVERNO PARA “DESVIOS” NA COBRANÇA DE IMPOSTOS DAS BARRAGENS