Desde este mês de novembro que o hospital de Chaves é uma unidade de referência para doentes suspeitos de AVC- Acidente Vascular Cerebral. A unidade garante uma assistência mais rápida e evita deslocações para Vila Real.

À agência Lusa, Ricardo Almendra, médico neurologista do CHTMAD- Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, afirmou que “a capacidade do hospital de Chaves para poder receber doentes com ativação pré-hospitalar de via verde AVC vai permitir desde logo ao doente ganhar tempo”. De relembrar que o CHTMAD agrega as unidades hospitalares de Vila Real, Chaves e Lamego.

Segundo Ricardo Almendra, numa “patologia como esta o tempo é fundamental para que, não só rapidamente se perceba verdadeiramente o que o doente tem mas também se perceba o tipo de estratégia terapêutica que se pode oferecer”. O médico acrescenta dizendo que “até agora o que acontecia era que se um doente fosse identificado como estando possivelmente a ter um AVC era encaminhado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes diretamente para Vila Real” algo que implicaria mais de uma hora de trajeto por ambulância, menciona o médico, “fazendo muitas das vezes uma passagem praticamente ao lado do hospital de Chaves”.

Agora “está-se a “poupar tempo na abordagem aguda da patologia e a longo prazo a poupar certamente dinheiro, porque se vai reduzir o número de transportes necessários”, frisa o especialista.

Foi necessário proceder a uma formação com todos os médicos de medicina interna e enfermeiros que colaboram com o serviço de urgência de Chaves. Também a sala de emergência, onde os doentes suspeitos de AVC são encaminhados, foi equipada com um sistema de telemedicina, onde os médicos neurologistas prestam apoio à equipa, ainda que à distância.

O serviço de neurologia está concentrado em Vila Real sendo “o único dos três hospitais que tem urgência de neurologia”, explica Ricardo. No entanto, o médico garante que existe uma “boa comunicação” entre as várias unidades. Em declarações à agência Lusa, o especialista Ricardo frisa que “com este novo sistema, com esta nova organização, podemos quase que dizer que existe neurologia de urgência em Chaves porque não estamos fisicamente, mas estamos a um clique de poder ver e ajudar o doente”.

“Estamos a aprender como ativar o mais rapidamente possível a via verde do AVC no hospital para que o doente seja tratado também o mais rapidamente possível para evitar as sequelas futuras”, explica Elvira Ferreira, uma das enfermeiras que está a receber a formação.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorALIJÓ VAI DISTINGUIR EMPRESAS COM BOAS PRÁTICAS DE RECICLAGEM 
Próximo artigoVÍDEO: VILA FLOR TEM A FATURA DE ÁGUA MAIS BAIXA DO DISTRITO