Com um investimento de 1,5 milhões de euros, Vila Flor vai criar um parque natural e ambiental para estudar as alterações climáticas.

Em parceria com o IPB e com o ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Floresta, Pedro Lima, presidente da câmara de Vila Flor, pretende fazer do projeto “uma das marcas” do concelho.

O autarca considera que Vila Flor tem as “condições naturais” para abraçar o projeto. O local eleito para o desenvolver é a quinta da Fonte de Olmo. No primeiro trimestre do presente ano o município pretende fazer a sua “apresentação formal”.

Um dos objetivos do presidente para este ano é “abrir ao público” o parque de campismo “com caravanismo organizado, zonas de tendas e ‘glamping’ e casas na árvore”.

Pedro Lima descreve o projeto como “um conceito mais ambientalista enquadrado na natureza”. O projeto contempla a criação de um centro interpretativo das alterações climáticas dedicado ao ensino e investigação.

De acordo com a agência Lusa, dentro do parque serão adoptadas ou experimentadas soluções para mitigar as alterações climáticas, como todas as deslocações serem feitas a pé ou com mobilidade elétrica.

O papel do IPB no projeto é crucial e tem como objetivo “tentar que as novas gerações comecem a interiorizar o significado do impacto” das alterações climáticas e das medidas para as combater.

O projeto prevê, ainda, a reconversão do ministério zoo numa “pequena reserva de animais, num conceito mais natural para que haja interação com os visitantes e para que esses animais vivam de forma mais livre”, vinca o autarca.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Município de Vila Flor

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorBARRAGEM DE MOGADOURO ATINGE CAPACIDADE MÁXIMA
Próximo artigoGOVERNO ACUSADO DE FALHAR LEI DA REFORMA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA