O Município de Vila Pouca de Aguiar vai reforçar a recolha seletiva de resíduos e promover a economia circular através da operação “Circularidade na Gestão de Resíduos no Município de Vila Pouca de Aguiar: PAPERSU 2030 (1.ª Fase)”, financiada pelo programa NORTE 2030.

O projeto, que abrange tanto o setor doméstico como o não doméstico, inclui investimentos em contentores, compostagem, recolha seletiva de vários fluxos de resíduos e o desenvolvimento de uma aplicação móvel de gestão. O objetivo é claro: reduzir a produção de resíduos, aumentar a reciclagem e reutilização, e valorizar os resíduos como recursos, contribuindo para a diminuição da deposição em aterro.
No âmbito desta operação, foram adjudicadas as empreitadas de “Aquisição de Equipamentos de Contentorização e Compostagem” às empresas Waste To Me, Unipessoal, Lda. (lotes 1 e 2, no valor de 8.786 euros e 54.878 euros) e Sopinal – Indústria de Equipamentos e Contentores, S.A. (lotes 3 e 4, com valores de 27.300 euros e 6.370 euros), aos quais acresce IVA.
Para além dos investimentos em equipamentos, o projeto contempla ações de sensibilização ambiental, bem como a implementação de soluções de compostagem doméstica e comunitária, promovendo a participação ativa da população na gestão sustentável dos resíduos.
Com o PAPERSU 2030, Vila Pouca de Aguiar dá mais um passo na estratégia de sustentabilidade ambiental, alinhando-se com as metas nacionais e europeias de gestão eficiente de resíduos até 2030.

A Redação,
Fotos: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorINCÊNDIO DESTRÓI COBERTURA DE RESTAURANTE EM UNIDADE HOTELEIRA DE CHAVES
Próximo artigoCURADOR TORNA-SE ARTISTA: FERNANDO RIBEIRO ESTREIA-SE COMO FLYNN DR NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CHAVES