O Sport Clube de Vila Real entrou com o pé direito na edição 2025/26 da Taça de Portugal, ao vencer este domingo o Camacha por 3-2, após prolongamento, em jogo da 1.ª eliminatória.
Num encontro emotivo, disputado no Complexo Desportivo do Monte da Forca, a equipa vila-realense mostrou caráter e determinação para garantir a passagem à próxima fase da Prova Rainha do futebol português.
O equilíbrio marcou toda a partida: ao intervalo, o marcador assinalava 1-1 e, no final do tempo regulamentar, o empate persistia (2-2), obrigando a prolongamento. Foi já no tempo extra que o Vila Real conseguiu encontrar o caminho da vitória, fixando o resultado final em 3-2, perante o entusiasmo dos adeptos presentes.
Esta eliminatória inaugural da Taça de Portugal fica ainda marcada pelo anúncio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que confirmou um investimento de 2,322 milhões de euros em prémios ao longo da competição, aos quais se juntam as verbas provenientes das transmissões televisivas.
Os clubes participantes receberão valores crescentes consoante o progresso na prova: 4 mil euros por disputar a 1.ª eliminatória, até 22,5 mil euros para as equipas que cheguem às meias-finais. Na grande final, o vencedor arrecadará 325 mil euros, enquanto o finalista vencido garantirá 175 mil euros.
Com este triunfo, o Vila Real assegura não só a passagem á 2ª eliminatória da Taça de Portugal onde se irá deslocar a Madeira para defrontar o Machico, como também mais uma importante verba financeira, num incentivo extra para sonhar com uma caminhada prolongada na competição mais tradicional do futebol português.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto: DR