O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu esta segunda-feira que podem ocorrer níveis de precipitação idênticos aos da semana passada. Nove distritos foram colocados em estado de alerta especial amarelo. Em Trás-os-Montes, Vila Real é um dos que preocupa. 

“A precipitação será intensa, o Instituto do Mar e da Atmosfera já emitiu quer avisos amarelos quer avisos laranja”, para alguns dos distritos do país e “portanto é expectável que possam ocorrer alguns quantitativos semelhantes aos da semana transata”, afirmou, em declarações à Lusa, o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEC).

Segundo André Fernandes “o período crítico desta precipitação começará ao final do dia de amanhã, sendo que a altura crítica é na madrugada de dia 20, terça-feira”.

A ANEC refere que o vento está de quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros hora no litoral e a agitação marítima também terá um agravamento a partir do dia desta segunda-feira.

Face à precipitação intensa nas bacias hidrográficas do Tejo, Sado e Guadiana e ribeiras do Algarve poderá também haver alguma situação mais crítica, mas apenas no dia 20.

Todas as razões, referidas anteriormente, motivaram a Proteção Civil a emitir estado de alerta especial amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro e Coimbra, Leiria, Viseu, Lisboa e Santarém.

Jornalista: Rita Teixeira 

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorVÍDEO: RUAS DE MIRANDELA ENCHEM COM A CORRIDA SÃO SILVESTRE
Próximo artigoVÍDEO: COUVE-PENCA DE CARVALHAIS É DESTAQUE NA MESA DE NATAL DOS TRANSMONTANOS