O município de Vila Real marcou presença no X Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que decorreu em Santo Tirso, sob o lema “Territórios Inteligentes: inovação, inclusão e sustentabilidade”.

O evento reuniu cerca de 150 participantes, entre os quais representantes de 46 municípios portugueses, uma universidade e um representante da cidade de São Paulo, Brasil, reforçando o compromisso das cidades educadoras com políticas públicas focadas na educação, inclusão e desenvolvimento sustentável.
Durante três dias de trabalhos, o congresso promoveu a reflexão e o debate em torno de alguns eixos fundamentais, como territórios inteligentes, com foco na humanização e inclusão, a valorização da cultura local como motor de inovação, Economia Eco-Digital e Sustentabilidade, e práticas inovadoras, inclusivas e sustentáveis, que encaram a cidade como um ecossistema educativo dinâmico.
Vila Real integrou o programa oficial com a apresentação da iniciativa “Para Cá do Marão, Planeta São! – Ponto de Recolha Têxtil”, um projeto que despertou grande interesse nos participantes.
A iniciativa visa alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 com ações concretas de sustentabilidade ambiental, promovendo boas práticas na gestão de resíduos têxteis e a sensibilização da comunidade para o consumo responsável.
A participação neste evento reforça o papel ativo de Vila Real na construção de territórios mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos, onde a educação é entendida como um pilar essencial do desenvolvimento local.

Jornalista: Mafalda Morais

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorJÁ ABRIRAM AS PISCINAS AO AR LIVRE DE VILA FLOR
Próximo artigoVÍDEO: CRIATIVIDADE JOVEM EM DESTAQUE NO CONCURSO “JUNTO À TERRA-TUA”