O Município de Vila Real emitiu esta segunda-feira, 18 de agosto, um comunicado de profundo reconhecimento e gratidão a todos os operacionais que, desde o dia 2 de agosto, estiveram na linha da frente a combater o incêndio que devastou o concelho ao longo de 14 dias.
“Foram 14 dias de coragem, determinação e sacrifício, nos quais bombeiros, elementos da proteção civil, forças de segurança, militares, sapadores florestais, elementos do INEM, da Cruz Vermelha, comunidades locais de baldios, juntas de freguesia, entidades privadas e voluntários se uniram para proteger o nosso concelho”, refere a autarquia.
O Município destacou ainda o papel determinante dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca e da Cruz Verde, “cuja bravura e profissionalismo foram determinantes nesta difícil batalha”.
Também os funcionários municipais e os Serviços Municipais de Proteção Civil mereceram uma palavra de reconhecimento, pelo trabalho desenvolvido em articulação com a Base de Apoio Logístico (BAL) instalada nos Bombeiros da Cruz Branca, assegurando “dia e noite” as necessidades logísticas no teatro de operações.
No comunicado, a autarquia agradece ainda o contributo do Centro Desportivo e Cultural da Campeã e da Junta Regional de Escuteiros, que disponibilizaram espaços para albergar o posto de comando nas várias fases da ocorrência.
“O vosso empenho incansável, espírito de sacrifício e sentido de missão foram essenciais para salvar vidas, proteger habitações e defender, na medida do possível, o nosso património natural, em especial o nosso pulmão verde — o Parque Natural do Alvão”, sublinha a nota.
A mensagem termina com uma palavra dirigida também às populações locais, que, apesar do desespero, mostraram união e solidariedade. “Vila Real orgulha-se dos seus heróis”, conclui a autarquia.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Vila Real