O Município de Vila Real está a promover um conjunto de workshops e demonstrações dedicados ao Barro Preto de Bisalhães, numa iniciativa integrada nas ações de salvaguarda desta arte ancestral e do património cultural imaterial do concelho.
Ao todo, estão previstas seis sessões, orientadas por oleiros experientes e por novas artesãs formadas nesta tradição, proporcionando diferentes perspetivas sobre as técnicas e os saberes associados à confeção da Louça Preta de Bisalhães.
Duas das iniciativas são abertas ao público e decorrem no Espaço d’Artes – Jorge Marinho, nos dias 5 e 19 de setembro, mediante inscrição e com lotação limitada. As restantes sessões destinam-se aos alunos de duas escolas profissionais de Vila Real, proporcionando aos mais jovens um contacto direto com esta tradição secular.
A iniciativa pretende aproximar a comunidade, em particular as novas gerações, de um saber ancestral que continua a ser preservado e transmitido no território.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR




















