A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) escolheu João Francisco para desempenhar o cargo de Secretário-Geral do Campeonato Mundial Universitário de Orientação, que terá lugar em Vila Real no verão de 2026. O jovem, que frequenta a licenciatura em Engenharia Agronómica, já desempenhou funções de liderança na Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A prova internacional está marcada para os dias 28 de julho a 1 de agosto de 2026 e representa um marco inédito para Vila Real, ao acolher, pela primeira vez, uma competição universitária de alcance global.

Com a nomeação oficializada, a FADU Portugal realizou uma reunião de trabalho com o novo secretário-geral, dando início à fase de planeamento do evento. O encontro serviu para lançar as bases da organização, definir metodologias e estabelecer prioridades para a preparação do campeonato.

A expectativa é que o Mundial Universitário de Orientação reúna mais de três centenas de atletas-estudantes provenientes de vários pontos do mundo. Para além da vertente competitiva, a iniciativa pretende dar visibilidade ao território de Vila Real, destacando os seus recursos naturais e o seu potencial para a prática desportiva em meio natural.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVILA REAL INAUGURA NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO NO CENTRO HISTÓRICO
Próximo artigoCENTRO CULTURAL DE MACEDO DE CAVALEIROS RECEBE “O QUEBRA-NOZES” PELO BALLET DO DOURO