Regadio é uma técnica agrícola que consiste em fornecer água de forma controlada a áreas de cultivo, com o objetivo de impulsionar o crescimento de culturas.

O projeto vai integrar cerca de 200 hectares da aldeia no concelho de Vimioso. O aproveitamento hidroagrícola, vai ajudar agricultores da aldeia, que são na maioria produtores de azeite e azeitona. António Santos, presidente do município, frisa a importância desta prática para o aumento da produção local.

Espera também, que a iniciativa atraia jovens para a agricultura, especialmente para olivicultura- cultivo de oliveiras para a produção de azeite. Segundo o presidente, o município está a desenvolver protocolos, particularmente em regulamentos de apoio à empregabilidade.

A construção da barragem e do respectivo regadio está prevista para começar no inicio do próximo ano e demorará cerca de 2 anos até ficar concluída. O projeto vai custar mais de 4 milhões de euros- financiados pelo Ministério da Agricultura- e 300 mil euros -financiados pelo município.

Em Vimioso, há mais 2 pequenos aproveitamentos agrícolas, em Angueira e Avelanoso. Este último recebeu recentemente melhorias de perto de 50 mil euros.

Jornalista: Mafalda Morais

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorCARRAZEDA DE ANSIÃES: HOMEM DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Próximo artigo“SALVAR O TARTARANHÃO CAÇADOR”: CAMPANHA ARRANCA PARA EVITAR A EXTINÇÃO DA ESPÉCIE