De 6 a 10 de junho, Vimioso vai acolher a “ I Semana para a Saúde e Bem Estar Dr. José Joaquim de Moura” no Auditório Casa da Cultura.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou através do número 273249387.

Uma iniciativa do município, em conjunto com a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, que tem como foco principal a literacia para a saúde e bem-estar naquele território, honrando a vida e obra do homenageado José Joaquim de Moura.

Nascido em Alvarelhos, distrito do Porto, em 22 de dezembro de 1868, formou-se em Medicina na Escola Médico Cirúrgica do Porto a 17 de julho de 1896. Foi nomeado “Facultativo” da Câmara de Vimioso a 6 de agosto de 1896 e Sub Delegado de Saúde a 14 de julho de 1914.

Fez toda a sua vida clínica no concelho de Vimioso e do seu espólio destacam-se dezenas de relatórios de autópsias e de exames médico legais, efetuados a pedido das entidades judiciais.

Faleceu a 9 de novembro de 1939 em Vimioso onde está sepultado. 

Da carreira de José destacam-se várias revistas médicas, assim como instrumentos Oftalmológicos, Ginecológicos e de Otorrinolaringologia, que lhe permitiam fazer nascer bebés viáveis em partos, muitas vezes complicados e ainda resolver problemas de olhos e ouvidos. 

Historicamente, foi através do impulso dado pela vida e obra do Dr. José Joaquim de Moura que o concelho de Vimioso evoluiu decisivamente em questões de direitos humanos e saúde pública. 

Em particular, registam-se diversas intervenções por parte do homenageado em questões como a medicina comunitária, higiene publica, literacia para a saúde, os direitos de género, entre tantas questões abordadas pelo Médico, consideradas na altura muito à frente no seu tempo.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider