Decorreu, esta quinta-feira, 20 de março, no Centro Cultural de Vinhais, mais uma sessão do curso “Os Caminhos de Santiago: o Caminho Português da Via da Prata por Zamora, Trás-os-Montes e Ourense”, sob o tema “Ferramentas para a conceção, gestão e interpretação de roteiros turístico-culturais”.

A sessão de abertura contou com a presença de António Rodríguez, diretor do Centro Associado da UNED Zamora, Jesús Manuel García, diretor da UNED de Ourense, e Artur Marques, vereador da Câmara Municipal de Vinhais, que destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pelo município para a promoção e preservação da Via da Prata no concelho.

Entre as iniciativas apresentadas, salientou-se o investimento nos dois albergues de peregrinos, em Vinhais e Sandim, a limpeza e melhoramento do percurso, a organização de caminhadas e a criação de condições que garantam a segurança de todos os utilizadores.

Após a abertura, a sessão contou com os testemunhos de três peregrinos que partilharam as suas experiências no Caminho de Santiago: José Carreto e Vicente Morais, que percorreram a rota a pé, e Hélder Magno, que a realizou de bicicleta. Todos trouxeram diferentes perspetivas sobre o percurso, os desafios e as motivações que os levaram a embarcar nesta jornada.

A formação, ministrada pelo professor Xerardo Pereiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD & Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA), integrou-se no programa organizado pela UNED Zamora e UNED Ourense, com o objetivo de valorizar e dar a conhecer o património cultural associado aos Caminhos de Santiago.

O curso iniciou a 6 de março e conta com mais três sessões em Ourense, nos dias 26 de março, 2 e 9 de abril.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Vinhais

Design sem nome (5)
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCCDR NORTE ACREDITA QUE APOIOS ÀS VITIMAS DOS INCÊNDIOS DEVEM FICAR CONCLUÍDOS ATÉ MAIO
Próximo artigoCHAVES VAI ATRIBUIR 10 HABITAÇÕES SOCIAIS