A apicultura está a tornar cada vez mais uma valência na área económica do concelho e por isso o município decidiu aprovar na última reunião de Câmara uma “proposta de Regulamento de Apoio ao Fomento da Apicultura no Concelho de Vinhais”, adiantou hoje em comunicado.

Com a proposta será possível “atribuir aos apicultores um apoio financeiro direto, sendo que até 30 colónias será um apoio de 2 euros por colónia, a partir de 30 colónias 1,50 euros por colónias”, explica.

Segundo o executivo, o apoio será pago anualmente e será mais um incentivo para que este setor se torne ainda mais atrativo e continue a ter um crescimento exponencial ainda maior do que o que já acontece agora.

Esta quinta-feira, Vinhais também divulgou que, atualmente, é o município do país com mais apoios diretos aos produtores pecuários, “este que é um setor fundamental para a economia do concelho”, pode ler-se na mesma nota.

De acordo com a autarquia, entre os vários apoios, destacam-se o protocolo entre o município e a OPP (Organização dos Produtores Pecuários) no valor de 115 mil euros anuais e que “permite apoiar em várias áreas os produtores pecuários do concelho”, refere.

Assim como a aprovação na última reunião de Câmara “de mais 48 mil e 900 euros para os medicamentos veterinários prescritos pelo médico veterinário para os animais, durante os anos de 2022 e 2023”, que atingiu um valor de 24 mil e 450 euros por ano.

Junta-se ainda o apoio financeiro de sete mil euros, para a vacinação de todo o efetivo ovino e bovino do concelho, como prevenção da doença infeciosa, vulgarmente designada por Língua Azul.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Federação Nacional dos Apicultores de Portugal

Slider