O concelho de Vinhais marca presença no Festival IndieLisboa 2025 com dois filmes que destacam a identidade e tradições locais. As produções “Deuses de Pedra” e “Quando m’eu for desta terra” foram selecionadas para o evento, consolidando a região como um importante polo cultural.

“Deuses de Pedra”, realizado por Iván Castiñeiras, é um documentário que explora o património material e imaterial de Vinhais, com foco nas aldeias de Moimenta e outras localidades da região, incluindo algumas da Galiza e de Espanha. O filme será exibido no Cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 2 e 6 de maio.

Já “quando m’eu for desta terra”, uma curta-metragem rodada na aldeia de Dine, traz uma narrativa intimista sobre a vida de Judite Lopes e a vida rural. A estreia mundial ocorre no 8 de maio, com uma segunda exibição no dia 10 de maio.

Ambos os filmes receberam apoio da Câmara Municipal de Vinhais, que se tem destacado na valorização do património local através do cinema. A participação de Vinhais no IndieLisboa 2025 reflete a vitalidade cultural da região e o compromisso com a preservação e promoção de sua história.

Jornalista: Micaela Costa

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorQUE PAÍSES DA UE ESTÃO MAIS DEPENDENTES DAS EXPORTAÇÕES DE BENS PARA OS EUA?
Próximo artigoULS DO NORDESTE INVESTE MAIS DE 4 MILHÕES DE EUROS NA MODERNIZAÇÃO DO HOSPITAL DE BRAGANÇA