Mondim de Basto prepara-se para acolher, entre os dias 7 e 10 de agosto, a vigésima primeira edição da Feira da Terra, um dos eventos mais emblemáticos do concelho que reúne o melhor da gastronomia, artesanato, vinhos verdes, mel e atividades agrícolas, económicas e associativas. Durante quatro dias, o Largo da Feira será palco de um programa repleto de animação, com diversas atuações musicais e culturais que prometem agradar a todas as idades, incluindo animação de rua, grupos folclóricos e concertinas que criam um ambiente festivo convidativo ao convívio e à celebração das raízes locais.
A programação inicia-se a 7 de agosto com a sessão de abertura às 18h00, seguida pelos Zés Pereiras de Vilarinho e a banda Idiotheque, que animarão a rua e os palcos Senhora da Graça e Levadas, onde também atuarão o Grupo S. Bartolomeu de Pedra Vedra e Sete Saias. No dia 8, destaque para os Zés Pereiras de Atei na animação de rua, o Grupo de Concertinas “Amigos de Mondim”, À Torneira e Vira Milho em palco. A festa continua no sábado, dia 9, com os Zés Pereiras de Vilar de Ferreiros, a Charanga Cabeceiras e a Banda Hit, entre outras atuações. A feira encerra no domingo, 10 de agosto, com um Festival de Folclore que conta com a Associação Cultural e Recreativa de Santa Luzia de Vilar de Viando, o Rancho Folclórico e Juvenil de Vilar de Ferreiros e o Rancho Folclórico Amigos do Minho.
Para além da programação cultural, o evento conta com mais de 90 expositores que mostrarão produtos e saberes do concelho, complementados por um espaço criança, disponível diariamente das 19h00 às 00h00, que garante atividades e entretenimento para os mais novos. A Feira da Terra é, assim, uma excelente oportunidade para descobrir e valorizar a autenticidade e o melhor que Mondim de Basto tem para oferecer, numa combinação perfeita de cultura, tradição, gastronomia e convívio.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Mondim de Basto