Um homem de 55 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de ter provocado dois incêndios rurais em Horta do Douro, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, ocorridos nos dias 12 e 20 de agosto.
A detenção, realizada fora de flagrante delito, foi efetuada pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda, em articulação com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Centro Interior, que integra elementos da PJ, GNR e ICNF, e contou ainda com a colaboração do Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR de Pinhel.
Segundo a investigação, os dois fogos terão sido ateados com chama direta, atingindo áreas de giestal, mato, eucaliptos, azinheiras e espécies invasoras. As ignições ocorreram num contexto de temperaturas elevadas, vento cruzado e baixa humidade, condições particularmente favoráveis à propagação das chamas.
A rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa, apoiados por outras corporações e por populares, permitiu controlar e extinguir os incêndios antes que assumissem maiores proporções. A proximidade de habitações junto à estrada municipal aumentava o risco para a população.
A PJ refere que o suspeito não terá apresentado uma motivação aparente, tendo justificado a sua atuação com a intenção de limpar o mato existente junto à sua habitação e em propriedades rurais de terceiros. A investigação apurou ainda um historial recente de abuso de álcool.
Presente a primeiro interrogatório judicial, o homem ficou sujeito às medidas de prisão preventiva e tratamento compulsivo ao alcoolismo.
O inquérito é dirigido pelo DIAP da Guarda.
Jornalista: Paulo Silva Reis
Foto: DR




















