Três leitoras de Mirandela garantiram um lugar na final da primeira edição do Concurso Intermunicipal de Leitura Sénior, após a fase municipal realizada a 23 de outubro, na Sala Sarmento Pimentel, do Centro Cultural de Mirandela.
A etapa decisiva está marcada para 17 de novembro, em Miranda do Douro, onde as representantes do concelho irão demonstrar as suas capacidades de leitura expressiva e interpretação, num desafio que coloca os livros e a literatura no centro da participação sénior.
Promovido pela Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Terras de Trás-os-Montes (RIBTTM), o concurso destina-se a participantes com mais de 65 anos e tem como obra de referência Tempo de Fogo, da autoria do escritor transmontano Amadeu Ferreira.
Mais do que uma competição, a iniciativa pretende incentivar o gosto pela leitura, promover o envelhecimento ativo e valorizar a literatura e a cultura transmontanas, proporcionando momentos de convívio, partilha e participação cultural.
A presença de Mirandela na final reforça o papel das bibliotecas na aproximação da população sénior aos livros e na criação de oportunidades para manter vivo o prazer de ler em todas as fases da vida.
Ana Luísa Lopes
Foto: DR



















