Já foram apresentadas três propostas para o Concurso de Ideias para requalificação e valorização do Museu das Termas Romanas de Chaves à autarquia Flaviense.

O município pretende dar “a oportunidade a todos os flavienses de participarem ativamente na escolha do melhor projeto, política que tem vindo a ser adotada pelo executivo, promovendo o envolvimento dos mesmos nesta tomada de decisão, num projeto que a autarquia entende ser de grande relevância para o concelho e região do Alto Tâmega”, explica em nota de imprensa.

A proposta vencedora, pela equipa AND-RÉ – BRUNO ANDRÉ & FRANCISCO RÉ, LDA, foi premiada com 10 mil euros, no qual o projeto possui um valor de execução estimado em 190 mil euros. Consiste na definição de circuitos delimitados por áreas verdes, com um novo acesso através da Rua Cândido dos Reis. O objetivo é atribuir ao espaço algumas funções que promovam a sua atratividade, tais como uma área de convívio com a utilização de mobiliário urbano amovível e a utilização do elemento água como uma componente sazonal.

A mesma equipa conseguiu ainda o terceiro lugar, com o prémio de dois mil e quinhentos euros, apresentando outro projeto com execução estimada de 168 mil euros, que consiste na instalação de canteiros com um “design” orgânico, com bancos de madeira incorporados, no qual a ventilação do museu ficará camuflada no interior dos elementos orgânicos.

Em segundo lugar, a proposta de ‘TELA ARQUITETURA & HUGO GUIMARÃES ARQUITETURA PAISAGISTA’, premiada com cinco mil euros, é um projeto com execução estimada de 212 mil euros, pensada em termos de distribuição de espaços de estar e circulação em articulação com a área envolvente, recriando um cenário que se repercute no Museu (circuito da água).

“Conciliar o espaço interior com o exterior é fundamental para que este espaço possa ter a dignidade que merece e constituir-se como um instrumento fundamental de promoção do nosso território e atração turística”, afirma o autarca, Nuno Vaz.

As propostas, previamente selecionadas por um júri técnico da autarquia, encontram-se em análise na página de consulta e discussão pública no site do município.

Por: Inês Fernandes

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n