A autarquia recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, o galardão Bandeira Verde ECO XXI, atribuído pela ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa.

Alfândega da Fé candidata-se desde 2015 e desde então conquistou sempre a distinção. Este ano, a cidade volta a hastear a bandeira verde com uma classificação de 71,6%, segundo a autarquia é a “mais bem classificada da região de Trás-os-Montes, a sexta na zona norte e a vigésima a nível nacional”.

As ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior em cada município, foram avaliadas por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições.

O município explica em comunicado que o Programa, composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, “reconhece como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Alterações Climáticas; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território”.

De referir que o ECO XXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. A Bandeira Verde ECOXXI, é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.

Slider