As visitas a doentes internados em hospitais deixam de ter de apresentar certificado digital ou teste negativo à covid-19, revela o documento publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

“A atual situação epidemiológica e a elevada cobertura vacinal contra a covid-19 atingida em Portugal, bem como a continua e adequada implementação das medidas de prevenção e controlo de infeção, permitem respeitar o direito à visita e ao acompanhamento dos utentes nos serviços do Serviço Nacional de Saúde”, pode ler-se.

Nas regras deixou de constar a necessidade de os visitantes apresentarem, para acesso aos estabelecimentos de saúde, o certificado digital de teste negativo ou de recuperação ou, em alternativa, um resultado negativo num teste covid-19.

O fim da restrição tinha sido anunciado no dia 21 de abril pela ministra da Saúde após o Conselho de Ministros na mesma altura em que foram levantadas a maioria das medidas de controlo da pandemia que estavam em vigor. 

A orientação diz que na organização das visitas aos utentes internados, os hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde têm de garantir que as recomendações de prevenção e controlo de infeção são respeitadas. Nomeadamente o distanciamento físico entre o visitante, o doente e os profissionais de saúde, a etiqueta respiratória, a utilização correta da máscara cirúrgica e a higienização frequente das mãos.

A DGS recomendou, ainda, que os visitantes não devem utilizar as instalações sanitárias dos internados e entregar objetos pessoais, alimentos ou outros produtos sem autorização prévia.

Para além disso, os visitantes devem informar a unidade de saúde onde realizaram a visita sempre que, nas 48 horas seguintes, desenvolvam sintomas de covid-19 ou apresentem um resultado positivo num teste laboratorial.

Segundo a Direção- Geral da Saúde os hospitais devem disponibilizar a informação necessária aos visitantes no momento da primeira visita e máscaras cirúrgicas em caso de necessidade, assim como a definição circuitos sinalizados para os visitantes e acompanhantes para reduzir a sua circulação desnecessária.

Jornalista: Sara Teixeira

IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPRAIAS DA ALBUFEIRA DO AZIBO DISTINGUIDAS COM “BANDEIRA AZUL”
Próximo artigoUTAD ENTRE AS 1OO UNIVERSIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO