Atualmente, são as câmaras que fazem a gestão da água, em baixa, enquanto o sistema em alta é da responsabilidade da empresa Águas do Norte. Os nove Municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes pretendem que os dois sistemas passem a ser integrados na Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste. 

O presidente da administração da “Resíduos do Nordeste” pediu ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, na passada terça-feira, em Mirandela, que seja retomado, com carácter de urgência, o dossier sobre a gestão do sistema de abastecimento de água e saneamento que os nove Municípios que integram a CIM Terras de Trás-os-Montes reivindicam, há mais de 4 anos, que seja transferido da empresa “Águas do Norte” para a empresa intermunicipal que é a responsável pela gestão do sistema de tratamento de resíduos na região.

Hernâni Dias lembrou que este processo “já tinha sido iniciado durante a anterior legislatura, com o anterior ministro do Ambiente, mas está em stand-by”.

Para o autarca de Bragança, “é extremamente relevante que essa decisão venha a ser tomada porque entendemos estarmos capacitados para podermos fazer essa gestão num processo de verticalização”, referiu, sublinhando que a região podia tornar-se “um caso único do país“, no caso da água, seguindo o exemplo da gestão da Resíduos do Nordeste, há 19 anos, na gestão dos resíduos sólidos urbanos da região.

Atualmente, são as câmaras que fazem a gestão da água, em baixa, enquanto o sistema em alta é da responsabilidade da empresa Águas do Norte. Os nove Municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes pretendem que os dois sistemas passem a ser integrados na Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste.

Esta reivindicação surgiu, em 2018, com os autarcas da CIM Terras de Trás-os-Montes a propor que todo o sistema da água, em alta e em baixa, passe para a Resíduos do Nordeste. “Estamos capacitados para gerir o sistema desde a fonte até à torneira, para que possamos também definir a própria tarifa e garantir o fornecimento de água com qualidade ao preço mais baixo possível“, sustenta.

Hernâni Dias lembra que nos últimos anos, as autarquias do distrito e as respetivas assembleias municipais já aprovaram a mudança de estatutos da Resíduos do Nordeste para permitir que a empresa intermunicipal possa ser a responsável pela gestão da água.

O autarca de Bragança adianta que já foi concluído um estudo sobre esta hipotética transferência da gestão para calcular o valor a pagar às Águas do Norte para a transferência de todas as infraestruturas. 

Hernâni Dias não tem dúvidas de que a melhor solução é mesmo a verticalização do sistema, gestão da baixa e da alta, através da Resíduos do Nordeste. “Recordo que quando existia a associação das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro também o sistema era gerido de maneira diferente e depois houve uma agregação e foi criada as Águas do Norte, mas entendemos que este sistema não nos serve porque não responde àquilo que são os anseios dos autarcas e sobretudo das populações sobre aquilo que é a exigência no fornecimento de água em quantidade e qualidade”.

Ministro promete reunião “em breve”

Confrontado com este pedido de Hernâni Dias, o ministro do Ambiente e da Ação Climática manifestou disponibilidade para reunir com os autarcas e discutir a reivindicada mudança da gestão da água no distrito de Bragança. “É um tema que terei que ver com o senhor presidente numa reunião que já foi solicitada, mas que ainda não aconteceu e terei todo o prazer em discutir com ele aquilo que são os objetivos que existem nesta comunidade intermunicipal”, declarou Duarte Cordeiro, ressalvando que o mais importante é “existir um sistema equilibrado, com os incentivos certos, para não haver um desfasamento grande entre os custos do sistema e aquilo que o sistema permite com os seus recursos e para que o resultado seja justo”, concluiu.

Fica a promessa de agendamento de uma reunião para abordar o dossier da possível mudança da gestão da água na região para a Resíduos do Nordeste, que os autarcas da CIM Terras de Trás-os-Montes defendem, desde 2018.

Jornalista: Fernando Pires 

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorSUSPEITO DE ABUSO SEXUAL DE DUAS CRIANÇAS FICA EM LIBERDADE
Próximo artigoHOMEM DETIDO DEPOIS DE ATACAR MULHER COM ARMA BRANCA