Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a cidade transmontana conseguiu superar os registos anteriores à pandemia.

Entre os meses de abril e junho de 2022, as dormidas e proveitos de aposento atingiram níveis recorde no concelho de Bragança, comparativamente com períodos homólogos, valores superiores aos registados antes da pandemia, na primavera de 2019.

O alojamento turístico do Concelho de Bragança registou, no 2.º trimestre de 2022, de acordo com dados do INE, um número recorde de dormidas e proveitos de aposento, com respetivamente 29.490 e 1.085.176,00 euros, correspondendo a aumentos de 5,08% e 6,76% comparativamente ao então melhor período homólogo (registado em 2019).

“Estes dados confirmam que a pandemia foi uma oportunidade para os territórios de baixa densidade e, de forma particular, para Bragança e validam a estratégia de promoção territorial iniciada em junho de 2020 pelo Município de Bragança”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

O período em análise apresenta uma taxa de crescimento positiva, embora o total de dormidas registadas em Portugal, no mesmo trimestre, continua com valores inferiores aos atingidos em 2019 (-0,2%).

No primeiro semestre deste ano, no concelho de Bragança, o mercado interno contribuiu com 21.376 de dormidas (72,49%) e os mercados externos – com destaque para turistas oriundos da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Reino Unido e Países baixos – totalizaram 8.114.

Foto: CM Bragança

Slider