O executivo de Mogadouro renunciou ao protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro (AHBVM) para a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho.

O protocolo foi assinado no mês de julho do ano passado, mas até à data não foi realizada “nenhuma das ações ou obrigações nele previstas”, explica a autarquia em comunicado, divulgado nas redes sociais.

A direção dos Bombeiros de Mogadouro já manifestou o desagrado com a decisão do município. “Estamos indignados com a decisão tomada pelo executivo municipal de Mogadouro em denunciar a criação de uma segunda EIP, porque em nada fazia prever este desfecho”, referiu o presidente da AHBVM, em declarações à Agência Lusa.

O município reforça na mesma nota que o protocolo estava em vigor há mais de um ano, mas as partes anteriormente citadas “nada fizeram para o cumprir, não existindo qualquer execução física ou financeira”. Razões que motivaram o executivo de Mogadouro a desistir da segunda EIP.

Mas de acordo com a Lusa, a direção da AHBVM contaria estas declarações e indica que “em 25 de agosto de 2022, em reunião na câmara, na qual estiveram presentes dois elementos da direção da AHBVM e o comandante Distrital da Proteção Civil (CODIS), foi informado o Sr. presidente da câmara do andamento do processo concursal e, designadamente, da realização das provas físicas aos candidatos no dia 15 de setembro de 2022, data por todos aceite e por todos tida como atempada e oportuna”.

No mesmo docuumento é explicado que “o presidente da câmara reiterou a sua vontade de incluir na equipa EIP os dois candidatos que, desde sempre, havia nomeado” acrescentando a nota emitida AHBVM “que no dia 15 de setembro de 2022, os candidatos à EIP realizaram as necessárias provas físicas, com supervisão dos dois comandantes distritais de Bragança da ANEPC”.

“Os resultados daquelas provas físicas são, desde então, conhecidos e excluíram os dois candidatos propostos pelo presidente da câmara de Mogadouro”, sublinhou a AHBVM.

Jornalista: Rita Teixeira

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorVÍDEO: ESACT PROMOVE MOSTRA COM VÁRIAS ATIVIDADES PELA CIDADE DE MIRANDELA
Próximo artigoPADRE DE VILA FLOR NOMEADO PARA BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE BRAGA