Para combater os efeitos da inflação, a autarquia vai disponibilizar lenha da Mata Nacional Reboredo aos munícipes, para consumo próprio. O apoio arranca a partir de amanhã até dia 27 de abril de 2023.

O aumento dos preços da eletricidade, das ´pellets’ ou do gás levou o município de Torre de Moncorvo a apoiar as famílias do concelho, com o aquecimento das habitações, uma vez que se aproxima um dos invernos mais frios dos últimos anos.

A inciativa tem duas fases, uma destina-se para as famílias mais carenciadas, grupos de pobreza ou exclusão social sob o mote “Reboredo Ajuda”. No segundo caso, será para a população em geral, através das “Quintas-feiras no Reboredo”.

O programa “Reboredo Ajuda” consiste na atribuição de 1.500 quilos de lenha e respetivo transporte, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos: ser residente no concelho, apresentar um rendimento mensal per capita, determinado nos termos do Regulamento Municipal de Atribuição de Habitação Social, igual ou inferior a 75% do Indexante de Apoio Social em vigor e não tenham viatura própria ou de familiares descendentes e/ou ascendentes.

A única condição, em ambos os programas – Reboredo Ajuda e Quintas-feiras no Reboredo -, todos os interessados têm de ser residentes no concelho de Moncorvo e devem dirigir-se à secção administrativa do Gabinete Técnico Florestal, acompanhados pelo cartão do cidadão, para preenchimento de formulário próprio disponível no local. Numa próxima fase, o município comunica ao requerente a data e o local no qual se encontra autorizado a extrair lenha.

O corte de lenha decorrerá no Perímetro Florestal da Serra do Reboredo, sob a responsabilidade do município e a supervisão do gabinete técnico florestal.O presidente do município, Nuno Gonçalves, reforçou à Lusa que “as áreas disponíveis para cortar lenha são supervisionadas e acompanhadas por técnicos florestais do município e limitadas a áreas que necessitam de limpeza para evitar incêndios florestais”.

De acordo com o município de Torre de Moncorvo, a Mata Nacional do Reboredo é, a par do domínio hídrico dos rios Douro e Sabor, “a maior riqueza” natural deste concelho, com a sua imensa mata revestida por um manto vegetal de espécies variadas como os carvalhos, sobreiros, pinheiros, cupressos, castanheiros, medronheiros, urzes, estevas, giestas, espinheiros, carquejas, além de herbáceas raras como é o caso de algumas variedades de orquídeas e a rosa-albardeira.

As candidaturas a estes programas devem ser apresentadas no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo para análise e decisão.

Jornalista: Rita Teixeira

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorVÍDEO: FESTA DO CINEMA EM MIRANDELA COM BILHETES A CUSTAR TRÊS EUROS
Próximo artigoAUTARCAS DESCONHECEM TRAÇADO DO GASODUTO NO DOURO VINHATEIRO