A Câmara de Alfândega da Fé tornou pública uma tomada de posição aprovada numa reunião da autarquia, realizada em 14 de fevereiro. 

Numa nota enviada às redações, o município critica duramente o Plano Ferroviário Nacional referindo que o atual projeto apresentado pelo Governo “não oferece cobertura a todo o território nacional e relega investimentos estruturantes para o desenvolvimento e coesão territorial para um prazo de 20 a 30 anos”.

Afirma ainda que “o prazo previsto para a realização dos investimentos nas ligações ferroviárias do interior não é aceitável” e que é urgente e crucial “o investimento na região para a fixação de pessoas e empresas”.

De acordo com a tomada de posição pública, a Câmara não aceita e não concorda com o atual documento, por deixar de fora ligações ferroviárias consideradas como cruciais para o desenvolvimento regional. 

A autarquia transmontana sublinha que “este Plano Ferroviário ostraciza Trás-os-Montes, discriminando um território já por si fragilizado, despovoado e envelhecido e cuja tendência será o agravamento da conjuntura socioeconómica se não houver coragem para uma mudança no paradigma de investimentos, que privilegia sempre o litoral do país. Deveria ser já reconhecida centralidade ibérica de Trás-os-Montes, dando-lhe condições para oferecer uma porta de entrada para toda a Europa através da Alta Velocidade em ligações para Lisboa, Porto, Madrid e Europa”.

A proposta do Governo é vista como uma hipótese negativa para a região, “quando a mesma deveria ser estratégica para o desenvolvimento do nosso país e da região norte, nomeadamente para valorizarmos ainda mais o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o Porto de Leixões. Os grandes investimentos concentram-se no litoral, não se assumindo como um verdadeiro Plano Nacional, já que ficam de fora importantes ligações dentro do país, como a ligação entre as Beiras e Trás-os-Montes”.

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé escreve ainda que se manifestou também na consulta pública do Plano Ferroviário Nacional e aí expôs o “seu profundo desacordo” perante a proposta apresentada pelo Governo para a ligação ferroviária a Trás-os-Montes, tendo a esse propósito incluído o estudo efetuado pela Associação Vale d’Ouro que em setembro de 2021 propôs uma ligação de alta velocidade entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Madrid via Trás-os-Montes, servindo as capitais de distrito e principais cidades da região.

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé defende também a construção de uma ligação da futura ferrovia do Nordeste a Vila Franca das Naves, considerando urgente ligar os 60 quilómetros de Vila Franca das Naves até ao Pocinho, ligando e malhando, desta forma a rede da região Centro com a rede da região Norte, de forma a promover interligações e interfaces de desenvolvimento local e regional entres as Beiras e Trás-os-Montes. Defende ainda a criação de uma rede ferroviária intermunicipal para o sul do Distrito de Bragança, que permita combater o isolamento da população, com ligações ao litoral e Beira Alta.

“Estamos perante um território com enorme potencial na área do turismo e acreditamos que o transpone ferroviário é crucial para alavancar o seu crescimento, de uma forma sustentável. possibilitando a vinda de um maior número de visitantes à região”, lê-se no comunicado da autarquia transmontana.

Jornalista: Rita Teixeira 

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n