A Câmara Municipal de Chaves, na sequência das orientações emanadas pelas autoridades competentes e no âmbito do estado de emergência nacional, decidiu reforçar as medidas temporárias e preventivas de forma a reduzir o risco de eventual contágio pelo Covid-19.

Para além das medidas já implementadas, o autarca flaviense, Nuno Vaz, avança com mais um conjunto de ações, com efeitos imediatos, para fazer face à potencial evolução de transmissão do COVID-19.

Na salvaguarda da saúde pública encontram-se a ser vedados os acessos locais fronteiriços, utilizados como passagens pelas populações raianas, com a colocação de elementos em betão, cedidos pelas Infraestruturas de Portugal. Serão abrangidas as localidades de fronteira de Segirei, S. Vicente da Raia, Travancas, Mairos, Lama de Arcos, Vilarelho da Raia e Soutelinho da Raia.

O autarca, na fronteira em Vilarelho da Raia, apresentou ainda outras medidas extraordinárias que integram o Plano de Contingência municipal:
– Cooperação com as Unidades de Saúde, através do apoio infraestrutural para possível instalação de uma tenda de campanha na Unidade Hospitalar de Chaves e junto do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, a disponibilidade de cedência de veículos e motoristas para deslocações de apoio às populações mais distantes, assim como a cedência de pavilhões e aquisição de equipamentos de proteção individual.

– Higienização e desinfeção de ruas, no perímetro histórico, núcleo habitacional e áreas críticas, em colaboração com os Bombeiros;

– Criação de uma linha de emergência social que pode ser acedida via telefone (276 340 508) ou via email (emergê[email protected]). Esta linha pretende dar resposta à população mais vulnerável, nomeadamente pessoas idosas e /ou portadores de deficiências que não tenham retaguarda familiar, no sentido de assegurar as condições mínimas de sobrevivência, garantindo, por esta via, a entrega de géneros alimentares e medicamentos ao domicílio, em colaboração com IPSS’s e Juntas de Freguesia do concelho.

– Pagamento imediato de todas as faturas emitidas pelos fornecedores do município, de forma a minimizar os efeitos de recessão económica no concelho.

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n