Foram aprovadas duas propostas para aliviar a carga fiscal dos residentes do concelho de Vinhais, são elas a aplicação da taxa mínima de IMI e prescindir da totalidade da participação na receita do IRS, na percentagem de 5% a favor dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho.

O que significa que o município “devolve na totalidade aos munícipes a parte que lhe pertenceria deste imposto, o que significa uma ajuda maior para estas famílias, sendo devolvidos cerca de 300 mil euros”, explica a autarquia de Luís Fernandes.

O município pretende apoiar as famílias do concelho e manter os níveis reduzidos dos vários impostos de receita municipal é uma das principais soluções para este executivo.

Neste sentido foi aprovada a proposta para aplicar taxas reduzidas de Imposto Municipal de Imóveis (IMI) a aplicar em 2023. De acordo com o município, deliberou-se fixar a taxa do IMI em 0,8% para prédios rústicos e em 0,3% para os prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI (Código do Imposto Municipal Sobre Imóveis).

Para além desta redução, a autarquia vai aplicar o IMI Familiar, que permite baixar os valores pagos pelas famílias entre 20 euros para quem tem um dependente a cargo, 40 euros para quem tem dois dependentes e 70 euros para quem tem três ou mais dependentes.
Este desconto é deduzido de forma automática no IMI, sendo as famílias sinalizadas através da declaração de IRS do ano anterior, onde é discriminado o número de dependentes.

Jornalista: Rita Teixeira

banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVINHAIS GASTA 100 MIL EUROS PARA FORNECER REFEIÇÕES A ALUNOS
Próximo artigoVÍDEO: APPACDM PERCORREU RUAS DE MIRANDELA E QUER CIDADE COM MAIS ACESSIBILIDADES