A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) já registou cerca de 450 bovinos infetados pela Doença Hemorrágica Epizoótica.

A Doença Hemorrágica Epizoótica é uma doença de etiologia viral que afeta os ruminantes, em especial os bovinos. Esta doença é provocada por um mosquito, no entanto, não é transmitida para os humanos.

A DGAV, até ao momento, registou 188 explorações pecuárias, a nível nacional, com animais com sinais da doença.

“Nestas explorações afetadas, encontram-se presentes cerca de 27.300 bovinos no total, mas destes apenas 450 animais apresentaram sinais clínicos compatíveis com a doença. Em termos de números da mortalidade há o registo de apenas 15 bovinos, devido à doença”, indicou a DGAV à agência Lusa.

Quando afetados, os animais ficam vulneráveis, uma vez que a sua imunidade fica mais comprometida, algo que tem deixado os agricultores apreensivos.

Os primeiros casos detetados no território ocorreram em julho e agosto, no entanto, só em setembro é que se tornaram mais frequentes. Em Trás-os-Montes, os concelhos mais afetados, pela Doença Hemorrágica Epizoótica está Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Febre e falta de apetite, estomatite ulcerativa- lesões na mucosa da boca, produção excessiva de saliva e dificuldade em engolir, coxeira devido à inflamação das coroas dos cascos, úbere avermelhado e a possível morte do animal são alguns dos sintomas e situações que podem acontecer.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorGNR REALIZA BUSCAS EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS POR SUSPEITA DE CRIMES AMBIENTAIS
Próximo artigoVÍDEO: FEIRA DA CASTANHA REGRESSA A CARRAZEDO DE MONTENEGRO COM “MUITA CASTANHA” APESAR DA QUEBRA