O lançamento do livro “Viajar com… Luís de Camões” terá lugar em Chaves no dia 10 de novembro, pelas 17 horas, no Museu da Região Flaviense.

Da autoria do Professor Doutor Seabra Pereira e uma edição da OPERA OMNIA, no presente volume viajamos com Luís de Camões em diversas geografias e estabelecemos pontes para as suas eventuais origens flavienses.

Estudos e teses recentes apontam o nascimento do maior poeta português, Luís de Camões, para a aldeia de Vilar de Nantes, no concelho de Chaves, onde nasceu o seu pai, Simão Vaz de Camões, e viveram os seus avós paternos, conforme documentado nos arquivos da Arquidiocese de Braga.

Os avós do poeta, Antão Vaz e Guiomar Vaz, seriam naturais de Coimbra e teriam, ainda jovens, rumado a esta freguesia, onde viveram numa casa de granito (com os seus oito filhos varões), ainda hoje conhecida como a “casa dos avós do Camões”, conforme tem vindo a testemunhar a investigação genealógica, epigráfica e heráldica.

A poucos meses da celebração dos 500 anos do nascimento do autor de “Os Lusíadas”, nasce a obra “Viajar com… Luís de Camões”, que integra a coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”, edições da Direção Regional de Cultura do Norte, que pretendem divulgar os escritores nascidos na região norte de Portugal, que aqui viveram e trabalharam, que por aqui passaram ou que abordaram este território na sua obra.

A apresentação da obra contará com momentos musicados com temas de poesia Camoniana, pelo Coro do Curso Profissional de Instrumentistas da Academia de Artes de Chaves e o Coro Infanto Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorTELMO MORENO CONDENADO A PENA SUSPENSA POR CRIMES DE VIOLAÇÃO EM BRAGANÇA
Próximo artigoMONTALEGRE AVANÇA PARA TRIBUNAL PARA TRAVAR EXPLORAÇÃO DE LÍTIO