A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização, durante os últimos dias, de norte a sul do país.

A “Operação Entrudo Seguro” tem como principal objetivo “verificar a conformidade dos requisitos legais dos artigos comercializados nesta época de Carnaval, designadamente disfarces, máscaras, brinquedos e acessórios que se destinam a ser utilizados para fins lúdicos”, explica.

Como balanço da ação foram fiscalizados 115 operadores económicos, tendo sido instaurado um processo-crime por venda de artigos contrafeitos e fraude sobre mercadorias e 16 processos de contraordenação.

A ASAE destacou como principais infrações “o incumprimento dos deveres de informação dos distribuidores, a falta de menções obrigatórias na rotulagem, a falta de tradução para a língua portuguesa, a falta de marcação CE, entre outras”.

Segundo a autoridade, foram ainda apreendidos 4.300 artigos de Carnaval, designadamente disfarces, máscaras, brinquedos e acessórios, por falta de cumprimento de requisitos legais e de segurança, tudo num valor estimado de 41.800,00 euros.

Jornalista: Rita Teixeira

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorMOGADOURO ORGANIZA DESFILE DE CARNAVAL COM 600 FIGURANTES
Próximo artigoALIJÓ DÁ NOVA VIDA A QUASE OITO TONELADAS DE RESÍDUOS TÊXTEIS