Durante quatro dias a localidade de Santulhão, em Vimioso é palco de várias atividades carnavalescas. O ponto mais alto é o desfile pelas ruas da aldeia que termina na praça, onde uma figura representativa do entrudo é queimada para gáudio de todos os presentes.

Santulhão é um dos locais onde o Carnaval ainda é bastante celebrado. Aqui, todos, quer estejam mascarados ou não, atiram e levam com farinha, é o que manda a tradição.

O destaque destas festividades é o cortejo, onde os mascarados desfilam pelas ruas da aldeia transmontana, acompanhados do Entrudo (boneco antropomórfico feito a partir de uma estrutura de madeira coberta com roupas velhas e enchida com palha). O desfile termina na praça da localidade, onde uma grande e vistosa figura é julgada (em que se fala sobre alguns temas da actualidade, com elementos de sátira social) e queimada.

É um cortejo provido de grandes quantidades de farinha que vai sendo lançada por uns e outros, criando um ambiente de divertimento e algazarra geral.

“Este ritual pagão com raízes Celtas perde-se na imensidão dos tempos, sendo já uma tradição que tentamos perpetuar tentando manter o mais fiel possível a sua função”, refere o presidente da junta de freguesia, Jorge Gonçalves, em declarações à agência Lusa.

No entanto, antes deste, que é o momento mais aguardado, há mais atividades, desde provas desportivas a momentos culturais.  

Este Carnaval insere-se no ciclo das Festas de Inverno que ocorrem um pouco por todo o nordeste transmontano. O objetivo desta celebração é dar a conhecer aos visitantes os tradicionais festejos do Entrudo de Santulhão.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
banner canal n
Artigo anteriorGNR DETEVE 276 PESSOAS E DETETOU 4600 INFRAÇÕES DE TRÂNSITO NUMA SEMANA
Próximo artigoLOCALIDADES TRANSMONTANAS COBERTAS POR UM MANTO DE NEVE