O projeto internacional chama-se “AQUAPRED”, terá um custo de 1,9 milhões de euros, e contará com a participação das Termas de Chaves, do AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Controlar e prevenir a presença de contaminantes em Águas Mineromedicinais através de Inteligência Artificial é o objetivo do “AQUAPRED”. Com cerca de 1,9 milhões de euros, reúne um consórcio com seis balneários termais e entidades de Portugal, Espanha e França. De referir que a apresentação pública do Projeto já aconteceu no Balneário Termal de Laias, em Ourense (Espanha).

De acordo com os responsáveis, o consórcio “desenvolverá um sistema que permitirá controlar preventivamente e de forma automática os elementos fundamentais das Águas, utilizando a Inteligência Artificial”.

O processo será realizado através da digitalização de dados em tempo real e da análise contínua dos parâmetros obtidos. Além disso, será ainda desenvolvido um modelo Deep Learning para antecipar a presença de microrganismos, como a Legionella e a E.coli. “Deste modo, será possível minimizar possíveis riscos e maximizar as propriedades medicinais da água, aumentando ainda a base científica sobre o tema”, refere o mesmo comunicado, enviado à redação do Canal N.

“O projeto assegura assim o controlo das propriedades singulares da Água Termal, salvaguardando os Termalistas que a utilizam”, sublinha.

O “AQUAPRED” é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e tem a duração de 3 anos. Neste projeto participam várias instituições ligadas à investigação como a Universidade de Vigo, a Universidade da Corunha, a Universidade Complutense de Madrid, de Espanha, os portugueses AquaValor e IPB, e ainda o Instituto de Termalismo da Universidade de Bordéus, a Universidade de Pau e o cluster termal “Aqui O Thermes”, de França. São ainda parceiras instituições ligadas ao Termalismo, nomeadamente, em Portugal, a Empresa Municipal de Equipamentos de Chaves (Termas de Chaves) e a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e, em Espanha, os Balneários de El Raposo e de Hervideros, o Grupo Caldaria (Balneário de Lais) e o Grupo Iberik (Balneário de Augas Santas).

Jornalista: Rita Teixeira

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCHICOTADA PSICOLÓGICA NO MIRANDELA
Próximo artigoPRAZO PARA VALIDAR AS FATURAS NO PORTAL DAS FINANÇAS TERMINA HOJE