Uma investigação conduzida pelo AquaValor- Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água e Laboratório Colaborativo (CoLAB) permitiu concluir que as Termas de Chaves apresentam resultados promissores no tratamento de patologias músculo-esqueléticas. O teste contou com a colaborações de utentes das termas e algumas melhorias apontadas pelos pacientes foi a diminuição do estado inflamatório e melhor qualidade de vida e do sono.

“A Água Termal Flaviense é uma alternativa natural eficaz para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas” é esta a principal conclusão de um estudo científico conduzido pelo AquaValor com pacientes que seguiram planos de Tratamento nas Termas de Chaves. As patologias músculo-esqueléticas afetam cerca de 17,1 mil milhões de indivíduos, de todas as idades, em todo o mundo.

A diminuição do estado inflamatório, a redução da dor e a melhoria da qualidade de vida, do sono e da autoperceção do estado de saúde são algumas das mudanças apontadas pelos utentes como resultantes dos tratamentos termais.

O AquaValor, um centro focado na água e nas suas várias vertentes, acompanhou, ao longo de 14 dias, pacientes diagnosticados com hérnias discais e/ou osteofitose, tradicionalmente conhecida como bicos de papagaio. Voluntários com estas patologias realizaram tratamentos diários de aproximadamente 90 minutos no balneário flaviense, com terapias como banho de imersão a 36º, hidrocinesioterapia, que consiste na realização de exercícios com um terapeuta na piscina, e duche com massagem.

Para Maria José Alves, coordenadora do estudo e diretora executiva do AquaValor, “esta investigação distingue-se pela sua abordagem multidimensional, através da monitorização dos doentes com patologias músculo-esqueléticas, antes, durante e após os Tratamentos Termais, utilizando biomarcadores, sensorização (bandas digitais), e escalas de autoperceção do estado de saúde, qualidade do sono e qualidade de vida”.

Nas Termas de Chaves, a administradora Brigite Gonçalves afirma que as conclusões deste estudo foram recebidas com satisfação pois “os resultados obtidos com esta investigação inovadora são bastantes promissores e confirmam a procura dos milhares de termalistas que anualmente escolhem o nosso Balneário para tratar diversas patologias como artrites, fibromialgia e dores lombares”.

Os resultados são ainda, reforça Maria José Alves “uma abertura de portas para novos trabalhos de investigação que estamos já a iniciar, como por exemplo o impacto da prática de exercício físico terrestre, em Água Termal e de Piscina, na saúde e qualidade de vida dos utilizadores”.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPULSEIRA ELETRÓNICA PARA SUSPEITO DE ESFAQUEAR HOMEM
Próximo artigoFESTIVAL PROVÍNCIA SONORA VIAJA ATÉ TRÁS-OS-MONTES EM JULHO