A Guarda Nacional Republicana (GNR), desde 1994, através da sua valência de trânsito, desempenha a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares.

Nesta missão, por regra, a GNR é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado e de imediato mobiliza uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições clínicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante, no mais curto espaço de tempo possível.

Durante o ano de 2024, a GNR já efetuou o transporte de 189 órgãos, empenhando 396 militares e tendo percorrido cerca de 38 902 quilómetros, prestando assim, um valioso contributo para salvar vidas.

De referir ainda que em 2023, a GNR transportou 315 órgãos, empenhou 628 militares e percorreu 67 771 quilómetros.

“A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida” explica a GNR em comunicado enviado à redação do Canal N.

Jornalista: Lara Torrado

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVÍDEO: RED BURROS VOLTA A RASGAR OS CÉUS DE MOGADOURO
Próximo artigoNOVO MODELO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DOS ALUNOS ENTRA ESTE ANO EM FUNCIONAMENTO