Depois de cinco anos de construção, e um investimento de seis milhões de euros, o Mosteiro Trapista de Santa Mãe da Igreja é já uma realidade. Inaugurado na passada quarta-feira, 22 de outubro, esta empreitada transforma-se num marco espiritual e turístico, unindo tradição e modernidade.

O Mosteiro Trapista de Santa Mãe da Igreja, situado em Palaçoulo, Miranda do Douro, foi oficialmente inaugurado na última quarta-feira, marcando o início de uma nova era de espiritualidade e turismo na região.

Após cinco anos de construção e um investimento de seis milhões de euros, este complexo religioso, inspirado no design clássico dos mosteiros cistercienses, destaca-se pela sua planta quadrada e um claustro central, situado no ermo do Alarcão, a apenas três quilómetros da aldeia de Palaçoulo.

Fundado por dez monjas italianas da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Trapista) de Vitorchiano, Itália, e apoiado por três religiosas portuguesas — uma noviça e duas postulantes —, o mosteiro tem capacidade para acolher até 40 monjas. Dedicada à vida contemplativa segundo a Regra de São Bento, a nova instituição não só oferece um refúgio de espiritualidade e oração, mas também surge como uma significativa oportunidade de desenvolvimento para o concelho de Miranda do Douro.

O empreendimento insere-se numa área de 30 hectares, com terrenos cedidos ou adquiridos pela Paróquia de São Miguel de Palaçoulo. Além de enriquecer a paisagem local, a construção inclui novos acessos, como uma estrada asfaltada que melhora a acessibilidade para os visitantes.

Com o funcionamento do mosteiro, a antiga casa de acolhimento das monjas está agora disponível para receber turistas, estabelecendo-se como uma nova âncora para o turismo religioso na região. Esta transformação não apenas reforça o potencial de Palaçoulo como um destino de fé e contemplação, mas também amplia as oportunidades para o desenvolvimento económico local.

Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, ressalta o impacto positivo deste projeto: “Este é um investimento enorme para o concelho, que trará um impulso tanto económico como social. Acredito que o mosteiro irá atrair um número crescente de visitantes, tanto religiosos quanto turistas, aumentando o dinamismo da nossa região.”

Com o Mosteiro Trapista de Santa Mãe da Igreja, Miranda do Douro estabelece-se como um novo centro de espiritualidade em Portugal, ao mesmo tempo que fortalece o seu tecido social e económico, promovendo o turismo religioso e a valorização da tradição monástica.

Jornalista: Lara Torrado

Fotos: Agência Ecclesia/CB

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n