Os “Factos vistos à Lupa” por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do Canal N com o Instituto +Liberdade

Celebrou-se a 9 de dezembro o Dia Internacional Contra a Corrupção. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 2003, com o objetivo de sensibilizar o mundo para a urgência de combater este flagelo.

Nos países onde a população tem maior acesso à justiça, tende a registar-se uma menor perceção de corrupção. Essa é a conclusão que se pode retirar ao analisar o índice que mede a Capacidade de Acesso da População à Justiça Civil, do World Justice Project, e o Índice de Perceção da Corrupção, da organização Transparency International .

“Na maioria dos sistemas judiciais corruptos, os mais poderosos e ricos escapam à acusação e à condenação, enquanto grandes segmentos da sociedade são excluídos do seu legítimo acesso a serviços judiciais justos e eficazes”, refere a Transparency International.

Países como a Suécia, o Uruguai, a Dinamarca, a Noruega ou a Alemanha estão entre os países com maior capacidade de acesso à justiça e também se posicionam entre os melhores no que toca à perceção da corrupção. Por outro lado, países como o Sudão, a Venezuela, o Haiti, Myanmar ou a Guatemala estão entre os países com menor capacidade de acesso à justiça e com maior perceção de corrupção.

Portugal surge razoavelmente bem classificado a nível mundial em ambos os indicadores (34.º em ambos), mas, a nível europeu, há um número considerável de países com melhor desempenho. Entre os países europeus, é o 14.º com menor perceção da corrupção e o 20.º no acesso à justiça. Além disso, desde 2015 Portugal caiu 6 lugares no Índice de Perceção da Corrupção.

Ainda que as perceções possam não refletir integralmente a realidade, tende a haver uma relação grande entre as duas. Estes números destacam a importância de uma justiça eficaz, célere e que assegure igualdade no acesso, para melhorar a confiança da sociedade na justiça e reduzir os níveis percecionados de corrupção.

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorFESTIVAL GEADA: CULTURA E TRADIÇÃO DERRETEM O GELO EM MIRANDA DO DOURO
Próximo artigoIV CORRIDA DE S. SILVESTRE DE MOGADOURO CONJUGA A INCLUSÃO E O DESPORTO