No dia 30 de maio, será assinado um protocolo conjunto entre a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Mirandela e o Instituto Politécnico de Bragança.


O projeto intitula-se “Realidade Mista” e tem como objetivo a realização conjunta de atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural, em áreas de interesse comum, direcionada a pessoas com deficiências.

A iniciativa une a tecnologia e a inclusão social, apoiando uma aprendizagem diversificada que substitui a abordagem tradicional por uma experiência interativa, imersiva e personalizada.

O sistema integra tarefas de associação e cálculo, de forma lúdica, adaptadas às capacidades cognitivas de cada utilizador. Permite ainda o registo de dados individuais, fornecendo informação relevante para os técnicos da instituição e promovendo a autonomia e o envolvimento dos utentes da APPACDM.

O projeto já teve início e demonstra ter resultados positivos. Está a ser validado pelos profissionais da APPACDM, com princípios de terapia ocupacional, sendo que o contributo da EsACT-IPB contará com a atribuição de dois computadores à associação.

O próximo passo é a assinatura do protocolo que contará com uma cerimónia, com a presença de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, e de Vera Preto, Presidente da Direção da APPACDM de Mirandela. Esta medida destaca a importância da ligação entre o ensino superior e as instituições de cariz social na criação de soluções inclusivas e transformadoras.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorALIJÓ: CARLÃO PREPARA A NOITE MAIS ASSUSTADORA DO ANO
Próximo artigoMIRANDELA: NOVA EDIÇÃO DE “ENCONTRO FORA DA CAIXA” DECORRE DIA 2 DE JUNHO