No dia 30 de maio, será assinado um protocolo conjunto entre a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Mirandela e o Instituto Politécnico de Bragança.


O projeto intitula-se “Realidade Mista” e tem como objetivo a realização conjunta de atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural, em áreas de interesse comum, direcionada a pessoas com deficiências.

A iniciativa une a tecnologia e a inclusão social, apoiando uma aprendizagem diversificada que substitui a abordagem tradicional por uma experiência interativa, imersiva e personalizada.

O sistema integra tarefas de associação e cálculo, de forma lúdica, adaptadas às capacidades cognitivas de cada utilizador. Permite ainda o registo de dados individuais, fornecendo informação relevante para os técnicos da instituição e promovendo a autonomia e o envolvimento dos utentes da APPACDM.

O projeto já teve início e demonstra ter resultados positivos. Está a ser validado pelos profissionais da APPACDM, com princípios de terapia ocupacional, sendo que o contributo da EsACT-IPB contará com a atribuição de dois computadores à associação.

O próximo passo é a assinatura do protocolo que contará com uma cerimónia, com a presença de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, e de Vera Preto, Presidente da Direção da APPACDM de Mirandela. Esta medida destaca a importância da ligação entre o ensino superior e as instituições de cariz social na criação de soluções inclusivas e transformadoras.

IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorALIJÓ: CARLÃO PREPARA A NOITE MAIS ASSUSTADORA DO ANO
Próximo artigoMIRANDELA: NOVA EDIÇÃO DE “ENCONTRO FORA DA CAIXA” DECORRE DIA 2 DE JUNHO