O Governo prolongou o prazo até dia 15 de junho. Os proprietários têm mais 15 dias para procederem à limpeza dos terrenos florestais e agrícolas ao redor das edificações e infraestruturas.
Esta decisão altera o despacho de 16 de abril, que determinava que os trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas deviam decorrer até 31 de maio.
A decisão foi tomada após uma consulta à AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicana, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Infraestruturas de Portugal.
Ao que tudo indica, as condições meteorológicas dos últimos meses limitaram os períodos disponíveis para a realização dos trabalhos, sendo assim, a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF), pediu o prolongamento de “mês e meio”. Para além disso, ocorreram dificuldades na contratação de empresas para a limpeza, nomeadamente escassez de mão-de-obra e limitação de equipamentos.
A gestão de combustíveis visa reduzir material vegetal e lenhoso de modo a dificultar a propagação e intensidade do fogo, à volta das habitações e aglomerados populacionais em espaço rural, com a maioria das sinalizações nos distritos de Leiria, Bragança, Santarém, Coimbra e Viseu.