Numa conferência de imprensa realizada esta semana, o Município de Vila Real exibiu o futuro Museu de Louça Preta em Bisalhães.

O projeto conta com um investimento de 550 mil euros e tem como objetivo homenagear as tradições artesanais da região, como a arte oleira de Bisalhães, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O terreno foi adquirido com a ajuda da Junta de Freguesia de Mondrões e com o apoio de município. O futuro museu vai ter uma exposição permanente, áreas interativas, oficinas e atividades educativas. A vereadora da Cultura, Mara Minhava, destaca que o museu visa ser um centro de dinamização cultural e comunitária, essencial para preservar o trabalho dos oleiros locais e atrair novos públicos. Já o presidente da Junta de Freguesia de Mondrões, Félix Touças, sublinhou o esforço conjunto entre a freguesia e a Câmara para concretizar um sonho antigo da população.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, considera o projeto um passo decisivo na valorização da identidade cultural de Bisalhães e na homenagem aos seus mestres oleiros. A criação deste museu insere-se numa estratégia mais ampla de promoção do turismo cultural e sustentável no concelho.

Jornalista: Mafalda Morais

Foto: Cm de Vila Real

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorINSCRIÇÕES ABERTAS PARA MAIS UMA EDIÇÃO “MEXE-TE NAS FÉRIAS” EM MONTALEGRE
Próximo artigoII ENCONTRO DA EDUCAÇÃO LEVA AO CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO EM ALIJÓ